...

...

brilho


Uma das coisas mais belas da vida é a oportunidade que temos ao abrirmos uma janela. Seja ela exterior para vermos o canto dos pássaros, seja ela interior para reconhecermos o solo fértil que carregamos dentro da alma..."
Adélia Prado “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis” - Fernando Pessoa
(Este blog é um livro magico que selecionara as melhores postagens de blogs vizinhos amigos seguidores conhecidos ou não mas que com certeza iremos conhecer para espandir novas amizades e dar oportunidades de nossos amigos conhecer outros blogs seja bem vindo ao vida da gente .....)
Tenho aprendido com o tempo que a felicidade vibra na frequência das coisas mais simples. Que o que amacia a vida, acende o riso, convida a alma para brincar, são essas imensas coisas pequeninas bordadas com fios de luz no tecido áspero do cotidiano. Com o toque bom do sol quando pousa na pele. A solidão que é encontro. O café da manhã com pão quentinho e sonho compartilhado. A lua quando o olhar é grande. A doçura contente de um cafuné sem pressa. O trabalho que nos erotiza. Os instantes que repousamos os olhos em olhos amados. O poema que parece que fomos nós que escrevemos. A força da areia molhada sob os pés descalços. O sono relaxado que põe tudo para dormir. A presença da intimidade legítima. A música que nos faz subir de oitava. A delicadeza desenhada de improviso. O banho bom que reinventa o corpo. O cheiro de terra. O cheiro de chuva. O cheiro do tempero de feijão da infância. O cheiro de quem se gosta. O acorde daquela risada que acorda tudo na gente. Essas coisas. Outras coisas. Todas, simples assim.

Tenho aprendido com o tempo que a mediocridade é um pântano habitado por medos famintos, ávidos por devorar o brilho dos olhos e a singularidade da alma. Que grande parte daquilo que juramos acreditar pode ser somente crença alheia que a gente não passou a limpo. Que pode haver alguma conforto no acordo tácito da hipocrisia, mas ele não faz a vida cantar. Que se não tivermos um olhar atento e generoso para os nossos sentimentos, podemos passar uma jornada inteira sem entrar em contato com o que realmente nos importa. Que aquilo que, de fato, nos importa, pode não importar a mais ninguém e isso não tem importância alguma. Que enquanto não nos conhecemos pelo menos um pouquinho, rabiscaremos cadernos e cadernos sem escrever coisa alguma que tenha significado para nós.

Tenho aprendido com o tempo que quando julgamos falamos mais de nós do que do outro. Que a maledicência acontece quando o coração está com mau hálito. Que o respeito é virtude das almas elegantes. Que a empatia nasce do contato íntimo com as nuances da nossa própria humanidade. Que entre o que o outro diz e o que ouvimos existem pontes ou abismos, construídos ou cavados pela história que é dele e pela história que é nossa. Que o egoísmo fala quando o medo abafa a voz do amor. Que a carência se revela quando a auto-estima está machucada. Que a culpa é um veneno corrosivo que geralmente as pessoas não gostam de ingerir sozinhas. Que a sala de aula é a experiência particular e intransferível de cada um.

Tenho aprendido com o tempo coisas que somente com o tempo a gente começa a aprender. Que o encontro amoroso, para ser saudável, não deve implicar subtração: deve ser soma. Que há que se ter metas claras, mas, paradoxalmente, como alguém me disse um dia, liberdade é não esperar coisa alguma. Que a espontaneidade e a admiração são os adubos naturais que fazem as relações florescerem. Que olhar para o nosso medo, conversar com ele, enchê-lo de cuidado amoroso quando ele nos incomoda mais, levá-lo para passear e pegar sol, é um caminho bacana para evitar que ele nos contraia a alma.

Tenho aprendido que se nos olharmos mais nos olhos uns dos outros do que temos feito, talvez possamos nos compreender melhor, sem precisar de muitas palavras. Que uma coisa vale para todo mundo: apesar do que os gestos às vezes possam aparentar dizer, cada pessoa, com mais ou menos embaraço, carrega consigo um profundo anseio por amor. E, possivelmente, andará em círculo, cruzará desertos, experimentará fomes, elegerá algozes, posará de vítima para várias fotos, pulará de uma ilusão a outra, brincará de esconde-esconde com a vida, até descobrir onde o tempo todo ele está



“Tudo o que eu vivi me trouxe até aqui e sou grata a tudo, invariavelmente. Curvo meu coração em reverência a todos os mestres, espalhados pelos meus caminhos todos, vestidos de tantos jeitos, algumas vezes disfarçados de dor.”São saudades de um mundo contente feito de céu estrelado. Feito flor abraçada por borboleta. Feito café de tarde com bolinho de chuva. Onde a gente se sente tranquilo como se descansasse num cafuné. Onde, em vez de nos orgulharmos por carregar tanto peso, a gente se orgulha por ser capaz de viver com mais leveza. .Ana Jácomo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Naõ julgue!


Não devemos julgar a vida dos outros, porque cada um de nós sabe de sua própria dor e renúncia. Uma coisa é você  ACHAR  que está no caminho certo, outra é ACHAR que seu caminho é o único! Cada um usa a mascara que quiser para fazer melhor sua vida !

Você não pode julgar um livro pela capa. Você não sabe o que está dentro de uma pessoa pelo que parece. Muitas pessoas tomam a sua decisão acerca de uma pessoa baseado em...

I. A Capa

Aqui estão algumas das capas que as pessoas usam:

1. Aparência. A beleza é tudo em nosso mundo. Se você é bonito, você está feito. Nós julgamos as pessoas pela aparência, como elas se parecem e como se vestem.

2. Descendência. Nós julgamos as pessoas de acordo com a sua raça, sua nacionalidade, e os seus antecedentes étnicos.

3. Idade. Você é muito jovem ou muito velho.

4. Realização. Nossa sociedade adora vencedores e os perdedores... esquece. Sucesso e status são palavras-chave.

5. Riqueza. Nós julgamos as pessoas pela sua riqueza e status econômico
Que atitude você tem com as pessoas que ganham mais dinheiro do que você?

Que atitude você tem com as pessoas que ganham menos dinheiro do que você?

Tiago 1:9-11 "Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico, em seu abatimento, porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos"

II. A Imagem

Tiago nos dá um retrato do que se parece com favoritismo em uma igreja.

Tiago 2:2-4 “Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, e atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?”

O favoritismo é ...

1. Incoerente com o caráter de Deus. Tiago 2:1 “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas”

Se você quer ser como Jesus, você não pode ter favoritismo. Deus ama todo mundo. Se há um lugar no mundo onde não deve haver qualquer tipo de discriminação, deve ser na igreja. Existe discriminação em todo o mundo, mas há um lugar não importa quem você é ou o que você tem, você é bem-vindo.

2. Inconsistente com os métodos de Deus. Tiago 2:5 “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”

O favoritismo não é razoável. Isso não faz sentido. Tiago diz que Deus escolheu os pobres. Ele não está dizendo que é bom ser pobre e ruim ser rico. Ele não está dizendo que só os pobres serão salvos. Todo mundo neste lugar é rico em comparação com a maioria do mundo, mas isso não faz a menor diferença para Deus. Você não está contente que Deus não verifica sua carteira antes de salvá-lo? Você não está feliz porque a sua salvação não é baseada em sua conta poupança?


3. Incoerente com as ações das pessoas. Tiago 2:6-7 “Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?

Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?”

Tiago foi escrito numa época em que dos pobres eram cobrados excessivo interesse, mesmo para as necessidades básicas da vida. Era a classe alta que estavam perseguindo os cristãos. Tiago diz: "Por que vocês estão preocupados em impressioná-los. Eles certamente não estão preocupados com impressionante vocês".

Essas mesmas pessoas que eles estavam tentando impressionar estavam tirando sarro de sua fé em Jesus Cristo, mas eles ignoravam isso. Por que eles faziam isso? Porque o favoritismo ignora o pecado, a fim de beneficiar a nível material ou apenas para ser socialmente aceitável.

4. Incoerente com as Escrituras. Tiago 2:8-11 “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.”


Tiago repete o padrão de Deus nas Escrituras, "Ama o teu próximo como a ti mesmo."


1 João 4:20 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”


O modo como eu me relaciono com você prova o quanto eu amo a Deus. Poucos de nós sabem como amar incondicionalmente. No versículo 9, Tiago diz que não é o tipo de pecado que designa um pecador. Mas, o que viola qualquer mandamento de Deus.


Quantas leis você tem que quebrar para ser um criminoso? Uma. Quantos crimes você precisa cometer para tornar-se um criminoso? Um.





III. O conteúdo


Tiago termina esta seção, mostrando-nos como ver a pessoa verdadeira e evitar essa armadilha de julgar um livro pela capa.


Tiago 2:12-13 “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.”


1. Deixe a Bíblia ser seu padrão.


2. Deixe que o amor seja a tua lei.


3. Deixe que a misericórdia seja a sua mensagem.


Conclusão: Como podemos ter uma igreja em crescimento e uma igreja que as pessoas querem voltar? Sermos uma igreja que ama as pessoas. É o amor que atrai as pessoas. Você não discute com pessoas sobre o céu. Você os ama, para o céu.


Como você os ama para o céu?


1. Aceite as pessoas. Não podemos ser uma igreja cheia de esnobes espirituais. Você conhece, o versiculo do argueiro no olho do seu irmão quando você tem uma trave no seu. Não devemos amar o pecado, mas devemos amar o pecador.


2. Apreciar as pessoas.


Filipenses 2:3-4 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”


3. Firmar as pessoas. Dar às pessoas um elevador sempre que puder. Quando as pessoas tropeçar, não criticar, simpatizar. Seja um encorajador, e, não um reclamador.


Você pode incentivar as pessoas apenas sorrindo para elas. Você só tem uma oportunidade de causar uma primeira impressão. Dê um aperto de mão de boas-vindas, com um sorriso.


O que Deus está dizendo em Tiago? A Igreja que aceita, valoriza e firma o povo é a Igreja que Deus abençoa. Absolutamente nada pode parar a igreja que está cheia de amor. E isso não acontece por acaso.


Exige um esforço total de cada um de nós. Todo mundo precisa contribuir para a atmosfera da igreja.


Deixe-me lhe fazer uma pergunta difícil. "Será que as pessoas voltam a igreja por causa de você?" Juntos temos que fazer um compromisso de que esta igreja receberá as pessoas incondicionalmente. Nós não esperamos que as pessoas se comportem como crentes até que se tornem crentes. Quero que nossa igreja tem uma reputação de amor. Nada pode parar uma igreja amorosa. Talvez você seja um convidado ou se esta for sua primeira vez. És tão bem-vindo como um dos membros fundador desta igreja.


Não importa o que você veste ou o seu estatuto econômico, ou se você foi casado uma vez, ou se nunca se casou, ou se foi casado dez vezes. Não importa se você discordar de mim na interpretação da segunda vinda de Cristo.


Você é bem-vindo aqui. Não importa qual a cor da raça que você é. Jesus Cristo rompe todas as barreiras. Somos todos iguais aos olhos de Deus. Deus quer conhecê-Lo.


Pr. Aldenir Araújohttp://opregadorfiel.blogspot.com/2010/05/nao-julgue-um-livro-pela-capa.html

Um comentário:

  1. Belíiissima matéria, realmente como esse nosso lar lindo que DEUS nos deu, não existe igual!
    Amei o texto e tb as imagens.
    Paz Luz e Amor pra todos nós!!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio aqui no meu cantinho se quiser postar alguma mensagem texto seu ou não aqui deixe o link que ficarei muito feliz em ter algo seu aqui comigo abraços Erica